sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Em Arouca? Só temos de ganhar...





Em Arouca? Só temos de ganhar…


1.       É já do conhecimento de todos que o nosso Vitória vai jogar à Covilhã para mais um jogo da Taça de Portugal. O sorteio foi, mais uma vez, nosso “amigo”, o que pode vir a significar a nossa presença nas meias finais. A partir daí, meus caros, ainda que seja o Sporting, tudo pode acontecer, como referi na minha última crónica… e como costuma dizer-se “a sorte protege os audazes”.

2.       Já há algum tempo a esta parte que não falo sobre o nosso Vitória B o que é injusto da minha parte, até porque, valha a verdade, tenho um carinho muito especial por aqueles jovens jogadores e pela sua equipa técnica. Escrevo esta crónica imediatamente a seguir ao jogo com o Porto B em que voltamos a vencer (3-0) – e já são cinco vitórias consecutivas no D. Afonso Henriques, com um futebol de qualidade, muito agradável e, sobretudo, muito solidário o que demonstra bem o excelente trabalho dos seus treinadores. Não me surpreende portanto o atleta Konan, cuja subida à equipa principal é inteiramente justa, assim como não me surpreendem as declarações de hoje de Pedro Martins, embora as ache um pouco tardias, já que há ali jogadores que merecem uma chamada, no mínimo, aos treinos da equipa principal. Tenho para mim que nestas idades, salvo raras excepções, ainda não há futebolistas na verdadeira acepção do termo, o que existe é a potencialidade de o virem a ser e estas chamadas são a marca indelével que se entranha, de forma a tornarem-se futebolistas de corpo inteiro. Por isso, meu caro Pedro Martins, eu acho que estas decisões, para além de criar mais valias para o Clube, são também marcos importantes na sua ainda curta carreira de treinador. Estes exemplos, com outros que já referi em crónicas anteriores e ainda mais alguns a concretizar, poderão fazer de si um grande treinador. É o que eu espero e desejo!

3.       Sobre a equipa principal há a registar mais uma vitória e a consequente reafirmação da conquista de um lugar europeu. O último jogo, com o V. de Setúbal, acabou por se tornar mais fácil do que eu previa e veio confirmar a verdade de Monsieur La Palice ou La Palisse, como queiram – com os melhores fica-se mais perto de ganhar! Isto é, com Bernard e com Hernâni tudo se torna mais fácil; ainda que tivessem entrado no decorrer do jogo quando, na minha opinião, deveriam ter jogado de início. Ainda não foi desta, mas eu acho que estes dois jogadores, sem lesões nem castigos, não voltarão a sair da equipa ou então eu também não percebo nada de futebol. Para o jogo de amanhã em Arouca é “obrigatório” ganhar – o terceiro lugar está ali…! Tão perto!



Alfredo Magalhães
 

Sem comentários:

Enviar um comentário